Na última semana, o Governo Federal anunciou a criação de 100 mil novas vagas para o Auxílio Brasil. A informação deixou milhares de brasileiros ansiosos e na expectativa sobre a possibilidade de receberem o benefício ainda neste mês de maio.
Porém, nenhuma confirmação foi feita. O que se sabe é que será mantido o modelo de inclusão automática no Auxílio Brasil. Para isso, é preciso que as famílias em situação de vulnerabilidade social estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
O CadÚnico é a base de dados que reúne informações da população brasileira de baixa renda. Caso os necessitados estejam devidamente inscritos e com os dados atualizados de acordo com os critérios do programa, o cidadão será contemplado.
Mas diante das circunstâncias, quem tiver interesse pode consultar o cadastro. O Governo Federal já liberou a lista dos novos beneficiários que receberão o Auxílio Brasil neste mês de maio. Destacando que quem fez parte do programa em abril, não necessariamente, continuará na condição de beneficiário nesta nova rodada.
Isso porque, os beneficiários do Auxílio Brasil são submetidos a verificações periódicas junto ao Dataprev. O procedimento acontece mensalmente e tem o intuito de verificar o cumprimento dos critérios de elegibilidade, a fim de evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Critérios de inclusão no Auxílio Brasil
- Ter renda familiar per capita de até R$ 89; ou
- Ter renda familiar per capita de até R$ 178 (no caso de famílias que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças e/ou adolescentes até 17 anos);
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Estar com dados atualizados no CadÚnico há, pelo menos, dois anos.
- Crianças e adolescentes com idade escolar (entre 6 e 15 anos) devem ter, no mínimo, 85% de presença nas aulas;
- Os jovens entre 16 e 17 anos, a frequência mínima exigida é de 75%;
- Crianças menores de 7 anos precisam estar com as vacinas em dia e devem comparecer ao posto de saúde para realizar o monitoramento e o acompanhamento do crescimento;
- Gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal e participar de atividades educativas ofertadas pelo Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável;
- Acompanhamento de saúde das mulheres que possuem 14 a 44 anos de idade.
Consulta do Auxílio Brasil
Telefone
- O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.
- Também é possível obter informações sobre o benefício na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 111.
Aplicativo
- No aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download gratuitamente para Android e iOS), é possível fazer o login utilizando a senha do Caixa Tem. Caso não tenha, basta efetuar um cadastro.
- No aplicativo Caixa Tem poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas.
Fonte: fdr