O tão esperado adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi confirmado. Isso ocorreu devido à aprovação do Orçamento da União para 2021 e deve começar a ser pago em maio, com a 1ª parcela, e em junho, com o restante.
Dessa forma, o pagamento de abril, que começou segunda-feira (26) não terá a gratificação de fim de ano. Isso porque a aprovação do Orçamento ocorreu após o fechamento da folha e só será possível realizá-lo em maio.
Entretanto, há expectativa de que o Governo Federal edite um calendário extra, somente para o pagamento das parcelas, já que a intenção da equipe econômica era ter liberado o 13º em março.
A pressa em liberar o pagamento se dá pois a nova rodada de antecipação tem a estimativa de movimentar a economia em R$ 50 bilhões, valor esse que é superior a todo o programa do auxílio emergencial de 2021 que tem um teto máximo de R$ 44 bilhões.
Caso o governo não opte pela criação de um novo calendário, a liberação do 13º salário deve ocorrer com o pagamento mensal dos benefícios, da seguinte forma:
Fonte:Midiamax.