Em sua participação na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), em João Pessoa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou a retomada do Projeto Cisternas.
Segundo o ministro, o programa será retomado este ano, e a meta é entregar 360 mil cisternas para os estados do Nordeste, em especial para a região do semiárido. A pasta prevê a assinatura do acordo relacionado à iniciativa já no próximo mês.
Existem 990 mil famílias sem acesso à água em todo território brasileiro, de acordo com os dados do Cadastro Único. Destas, 701 mil estão no semiárido. Na estratégia do programa haverá uma atenção especial aos povos indígenas e comunidades tradicionais, que deverão ser priorizados no atendimento.“Estou bastante animado e acredito no Nordeste possamos tirar mais brasileiros e brasileiras da pobreza e da extrema pobreza”, explicou Dias.
Durante a reunião com os governadores, Wellington Dias, também tratou da criação do Fundo Nordeste de Investimentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte: Cidade Verde