O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) libera nesta terça-feira (30) aos eleitores o serviço de consulta de seção eleitoral para quem solicitou o voto em trânsito para o primeiro turno. A consulta fica disponível tanto no site do TSE quanto via aplicativo do e-título.
O pedido para fazer o voto em trânsito ocorreu entre os dias 18 de julho e 18 de agosto. Essa modalidade permite que pessoas que não estejam em seu domicílio eleitoral possam votar.
Assim, por exemplo, um cidadão que mora em Belo Horizonte e cujo título de eleitor é de São Paulo pode votar na capital mineira.
No entanto, para os que estão em estados diferentes do seu domicílio, não será possível votar para governador, senador e nem para deputados. Isso ocorre porque as urnas das seções eleitorais não são abastecidas com candidatos que concorrem em outro estado. Ou seja, neste caso, o eleitor só pode votar para presidente.
Para o eleitor que pretende votar em seu estado, mas em outra cidade, é possível votar para todos os cargos em disputa nas eleições deste ano.
A transferência temporária só é feita para algum município que tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados.
No último levantamento do TSE ao qual a CNN teve acesso, a Corte recebeu mais de 88 mil pedidos de eleitores que pretendem realizar o voto em trânsito no primeiro turno das eleições deste ano. Para o segundo turno, foram pouco mais de 83 mil requerimentos apresentados à Justiça Eleitoral, segundo o Tribunal.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fonte: CNN Brasil