A luta de Whindersson Nunes e Popó, que ocorre hoje em Balneário Camboriú (SC), é inspirada em um modelo norte-americano, iniciada pelo youtuber e ator Logan Paul. A ideia é levar para os ringues celebridades do pugilismo e do entretenimento.
O americano começou desafiando o também youtuber "KSI", o que rendeu três lutas - a última ocorreu no começo deste ano. Paul ainda encarou o aposentado e experiente Floyd Mayweather - que se aposentou dos ringues invicto com 50 vitórias. O confronto não teve vencedores e, apesar do youtuber não ter sido nocauteado, Mayweather dominou todo o combate.
Apesar de Logan ser o predecessor do modelo de confrontos, este foi popularizado pelo irmão dele, Jake Paul. Famoso por seu trabalho na internet, ele decidiu se aventurar no boxe profissional e iniciou sua trajetória em janeiro de 2020.
Desde então, o americano conquistou cinco vitórias, superando, respectivamente, o também youtuber AnEsonGib, o ex-jogador da NBA Nate Robinson, o ex-lutador do UFC Ben Askren e o ex-campeão meio-médio (77 kg) do Ultimate Tyron Woodley, o último em duas oportunidades.
No caso brasileiro, Whindersson decidiu subir pela primeira vez aos ringues no fim de 2019. Na primeira luta amadora, enfrentou um oponente por dois rounds e levou a melhor nos pontos.
Hoje à noite (veja programação abaixo), Whindersson encara Acelino Popó de Freitas, único brasileiro tetracampeão mundial de boxe profissional. Durante sua carreira, o pugilista somou 41 vitórias, 34 delas por nocaute, e apenas duas derrotas.
"Aproveitei momento", diz organizador
O coaching e organizador do FMS (Fight Music Show) Mamá Brito reconheceu ao UOL que se inspirou no modelo criado pelos irmãos Jake e Logan Paul.
"Foi uma mistura de fatores. O que nós estamos fazendo aqui, ninguém estava fazendo. Eu viajava muito para a Ásia e via muitos eventos de grande porte, com muita iluminação, eu sempre quis fazer um evento com mais profissionalismo, eu não curto esses eventos que tem um formato muito amador mesmo", explica.
"Eu realmente aproveitei esse momento que tinha essa moda lá fora, porém é uma moda de poucas pessoas, né? Dizem: é uma moda, mas não acha dez, quinze lugares que façam isso. Acha um ou dois. Eles são bons em marketing, isso sim. Minha intenção aqui é influenciar outros influenciadores para treinar, pelo menos com o boxe, que é muito menos árduo que o de MMA", complementa.
No começo dos anos 2000, Brito já organizou eventos com os irmãos Minotauro e Minotouro. "Naquela época nem existia marketing digital, era boca a boca, caminhão de som. E a conta também não fechava e eu nunca mais tive interesse em fazer esse tipo de formato."
Programação
Além do aguardado duelo entre Whindersson Nunes e Acelino Popó, o FMS (Fight Music Show) promoverá o retorno de Rogério Minotouro aos ringues e irá colocar frente a frente o medalhista olímpico Esquiva Falcão contra Yuri Fernandes, ex-participante dos reality shows 'Big Brother Brasil' e 'A Fazenda'.
Já na parte do entretenimento, Wesley Safadão vai se apresentar durante os intervalos do Fight Musical Show. Já Tirullipa irá divertir a galera na função de announcer.
Veja abaixo detalhes do evento:
Quando: hoje, às 19h
Onde: Music Park BC - Rua Francisco Corrêa, 908 - Nova Esperança, Balneário Camboriú (SC)
Como assistir: Os duelos serão transmitidos ao vivo no site oficial da organização e pelo Canal Combate. Os fãs poderão adquirir o pay-per-view ou ingressos para a edição também pelo portal do evento: https://fightmusicshow.com.br/
Quem vai lutar:
Boxe: Whindersson Nunes x Acelino 'Popó' Freitas; Rogério Minotouro x Leonardo 'Leleco' Guimarães e Esquiva Falcão x Yuri Fernandes
Kickboxing: Matheus Aires x Igor Merlin
MMA: Stephanie Luciano x Andressa Romero; Pedro Machado x Marcelo Marques e Mario Sousa x Antônio Gordilho
Fonte: UOL ESPORTE