O município de Piripiri, localizado no Norte do Piauí, registrou o maior acumulado de chuvas do Brasil. A cidade recebeu um total de 73,4 milímetros. Os dados são do Instituto Nacional de Metereologia (INMET).
A segunda posição do ranking nacional é ocupada pela cidade do Rio de Janeiro (RJ), após registrar 58,6 milímetros. Em seguida, Morada Nova, outro município nordestino que, por sua vez, teve um acumulado de 55 milímetros.
O Rio Longá, na cidade de Esperantina, entrou em cota de inundação, nesta sexta-feira (30), informou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Já os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, encontram-se em cota de alerta. "Os órgãos competentes devem se manter em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação, como em Esperantina", informou o CPRM.
O órgão informou ainda que, o Rio Longá entrou em cota de inundação devido à resposta as chuvas ocorridas. A cota atual é de 7,51 m (11 cm acima da cota de inundação), com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,63 m, continuando em cota de inundação e ficando 23 cm acima da cota de inundação.
Fonte: Meio Norte