Dezessete detentos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, localizada no município de Bom Jesus (a 632 km de Teresina), na noite deste domingo (18), por volta das 22h.
O Cidadeverde.com apurou que, com uma barra de ferro, os presos conseguiram cortar as grades da cela, sair por uma brecha e ainda quebrar o cadeado de outras quatro celas. Os sistemas de monitoramento por vídeo da penitenciária também não detectaram a fuga. A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou, em nota, que as causas da fuga estão sendo apuradas e que está trabalhando na recaptura dos foragidos. (Veja a nota completa no final da reportagem).
Os foragidos são:
- Augusto Ivan Ferreira Abade;
- Rosivaldo Florentino;
- Celio Moreira da Silva;
- Valter Pereira de Santana Junior;
- Sabino Rodrigues de Souza Neto;
- Ruan Pinheiro da Guia;
- Jociel da Silva;
- Anderson da Costa;
- Mikael Marques da Silva;
- Matheus Alves Barreto;
- João Marcos Pereira;
- Jacson de Sousa Laranjeira;
- Willian Gama de Souza;
- Givanilton Alves Rodrigues;
- Edgar Pereira dos Reis;
- Raendew da Silva Rodrigues Soares;
- Rafael do Nascimento da Silva.
A maioria dos detentos foragidos é das cidades de Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Corrente e outros municípios do Sul do estado. Eles foram presos pelos crimes de homicídio e integrar facções criminosas
Já a fuga pode estar relacionada à disputa de área na região da cidade de Avelino Lopes. O Cidadeverde.com foi informado que há uma "guerra" na região e que estariam tentando recrutar "soldados" para atuar na área.
A penitenciária de Bom Jesus tem capacidade para abrigar 76 presos, mas hoje está com 189 detentos e enfrenta problemas estruturais, sem reforma há mais de 20 anos.
No local, os policiais penais estão sem viaturas e com carros precisando de manutenção. Por isso, estão enfrentando dificuldades para recapturar os foragidos. A penitenciária também está com baixo quantitativo de policiais militares; antes havia um plantão de revezamento de 3 a 4 PMs, mas durante a fuga havia apenas um militar.
Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou que as causas da fuga estão sendo investigadas através de procedimento administrativo e que todas as forças de segurança do estado estão em diligências para recapturar os foragidos. (Confira nota na íntegra abaixo)
A Secretaria da Justiça através da Diretoria de Unidade e Administração Penitenciária- DUAP informa que os detentos AUGUSTO IVAN FERREIRA ABADE; ROSIVALDO FLORENTINO; CELIO MOREIRA DA SILVA; VALTER PEREIRA DE SANTANA JUNIOR; SABINO RODRIGUES DE SOUZA NETO; RUAN PINHEIRO DA GUIA; JOCIEL DA SILVA; ANDERSON DA COSTA; MIKAEL MARQUES DA SILVA; MATHEUS ALVES BARRETO; JOAO MARCOS PEREIRA; JACSON DE SOUSA LARANJEIRA; WILLIAN GAMA DE SOUZA; GIVANILTON ALVES RODRIGUES; EDGAR PEREIRA DOS REIS; RAENDEW DA SILVA RODRIGUES SOARES; RAFAEL DO NASCIMENTO DA SILVA; fugiram nesta segunda-feira(19) da Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus. As causas do ocorrido estão sendo investigadas através de procedimento administrativo no âmbito da Secretaria da Justiça.
Desde a ocorrência, todas as forças de segurança do Estado já entraram em ação em diligências para a recaptura dos foragidos.
Caso a população tenha informações dos foragidos poderá contactar a Administração Penitenciária através do telefone 86 99488 8133 ou demais forças de segurança através do 190.
Fonte: Cidade Verde