As ações acontecem desde a última segunda-feira(05) e seguem até a imunização de todo o efetivo. A vacinação está acontecendo em todos os municípios onde há unidades da PRF. A prioridade são os policiais que estão na linha de frente e que estão mais susceptíveis à contaminação.
Obedecendo a lista de prioridades conforme o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal através do Ministério da Saúde, a Policia Rodoviária Federal no estado do Piauí iniciou na última segunda-feira(05) a vacinação de todo o seu efetivo. A ordem prioritária será dada aos policiais que estão na linha de frente e que estão mais susceptíveis à contaminação.
Até o momento, 253 policiais já foram imunizados correspondendo um percentual de 72,0% do efetivo. Os dados ainda não foram contabilizados com a delegacia de Parnaíba/PI que deverá iniciar a ação no dia de hoje(08).
As ações estão acontecendo em todos os municípios onde há unidades operacionais e administrativas da instituição como forma de descentralizar e desafogar as Secretarias Municipais no momento da distribuição dos imunizantes, tornando mais célere o processo. A campanha irá perdurar até que todo o efetivo esteja imunizado. A vacinação é um pleito antigo dos policiais que em momento algum deixaram de atuar na linha de frente no combate à pandemia.
A PRF no Piauí realiza, além de trabalhos na fiscalização de trânsito que possibilita a redução de acidentes com a consequente ocupação de leitos hospitalares, trabalhos importantes na segurança do transporte das vacinas e na logística do trânsito de itens básicos no funcionamento de hospitais como o fornecimento de energia elétrica através de geradores. Todas essas ações estão ocorrendo sem nenhum tipo de intercorrência.
Sem deixar de reconhecer as iniciativas regionais, destacamos que a NOTA TÉCNICA Nº 297/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS garante em todo o Brasil a vacinação destes profissionais.
A imunização é uma medida coletiva e, conforme extensos e antigos estudos sobre imunização, a pessoa vacinada protege seu entorno notadamente familiares e amigos mais próximos. A sociedade atendida por policiais imunizados também fica protegida, diminuindo assim a capacidade de disseminação da doença.
Por isto, vacinação é também um ato de responsabilidade com o próximo e com os Policiais Rodoviários Federais não poderia ser diferente.
Fonte: PRF